quinta-feira, 4 de setembro de 2014

A Importância do Silêncio

O Silêncio é uma boa Resposta? - Quando, onde e porque usar.

Emoções são como crianças não dá para guiarem o carro , mas também não se pode enfiar elas no porta malas.

O silêncio se usado adequadamente pode ser algo muito bom e eficiente, mas se usado irregularmente, pode gerar uma situação ainda pior.

A felicidade também é aumentada quando resolvemos os conflitos e problemas de forma eficiente. Quando os problemas não são resolvidos de forma eficiente e proativa, a felicidade tende a demorar a aparecer.

Na sociedade e através do bom senso, as pessoas aprenderem que o silêncio e o tempo são ótimas formas de lidar com situações complicadas como términos de relacionamentos, brigas em família, discussões em casamentos. São histórias que se repetem.

Em sua maioria, muitas pessoas prefere demonstrar seu não conhecimento na resolução de problemas e conflitos. Essa imaturidade sai caro.

Algumas pessoas se defendem em redes sociais dizendo que o silêncio é a melhor resposta, outras pessoas falam o quanto esse individuo e cruel e imaturo, outros ainda, vão lá e concordam com a pessoa. Para qualquer um que conheça a ferramenta resolução de conflitos e de problemas, sabe que em último recurso se utiliza o silêncio. Somente depois que todas as outras ferramentas não funcionaram, tais como:

Ø     Uma comunicação eficiente;
Ø     Uma data para conversar e resolver a situação;
Ø     Informações analisadas e observadas com cuidados;

E etc, normalmente as pessoas pulam essa parte para resolverem o problema emocional primeiro e depois resolverem o que restou da situação. Isto é algo muito, mas muito prejudicial, pois a pessoa perde os sinais de como resolver a situação, se afasta utilizando o silêncio e o ignorar, e depois que aquele sentimento de raiva, ódio, frustação, chateação se vai, somente aí, que a pessoa para pra analisar. Perceba que um relacionamento é entre duas pessoas e o termino também deveria ser entre duas pessoas, mas aqui podemos ver que a pessoa possuí grande dificuldade em lidar com suas emoções e frustações de forma eficiente. Algumas pessoas fazem jogos psicológicos, se fazem de vítimas, de injustiçadas, o que comprova ainda mais a falta de maturidade e conhecimento que a pessoa possuí.

Raramente podemos analisar a maturidade e quem realmente a pessoa é, através de boas situações. Se quer realmente descobrir quem a pessoa realmente é, observe os momentos ruins, como a pessoa lida com a críticas e opiniões. Se essa pessoa diz ‘foda-se’ para  a opinião dos outros, essa pessoa possuí falhas em sua maturidade e seu conhecimento sobre como lidar com as opiniões de outras pessoas. É comum, pessoas que não possuem este conhecimento, tenderem a ignorar, discutir, brigar, fazer silêncio, defender seu ponto de vista como se tivesse sido atacado, quando tudo o que estão fazendo é demonstrando quem realmente são.

Nas horas boas, todos somos bons, todos somos gente boa, mas na hora do vamos ver, na hora que o bicho pega, é quando vemos o verdadeiro caráter e maturidade de alguém. Muitas pessoas reclamam, mas quem geralmente é líder ou gerente de alguma coisa, ele não está ali por ser comum, normalmente pessoas que tem que lidar com outras pessoas, devem possuir conhecimento em:

Ø     Resolução de conflitos e problemas da melhor maneira possível;
Ø     Como evitar conflitos e preparar adequadamente seus funcionários a darem seu melhor, da melhor forma possível;
Ø     Observar os sinais de futuros problemas;
Ø     Ter planos e projetos que possam ajudar nestas situações negativas;
Ø     Boa comunicação.

Entre outros.

Imagine um chefe de empresa, discutindo com um funcionário e ficando 1 semana sem falar um A com este funcionário, ou ficar emburrado por uma semana, ninguém iria gostar. O intrigante é que as pessoas se esquecem que problemas acontecem, e pelo fato de aceitarem a ilusão da felicidade, como se devessem ficar felizes com frequência, se esquecem que quem muito quer ser feliz, muito será triste.

A felicidade também é aumentada quando resolvemos os conflitos e problemas de forma eficiente. Quando os problemas não são resolvidos de forma eficiente e proativa, a felicidade tende a demorar a aparecer.

Muitas pessoas por algum motivo, negam a frase acima, e a maneira que lidam com o problema é gerando mais problemas. O intrigante é que depois essas pessoas saem dizendo coisas sobre você pelas suas costas, envolvem outras pessoas que não tem nada a ver com a situação, descontam seus problemas e frustações em quem não tem nada a ver. DE FATO ESSAS PESSOAS SÃO CRIANÇAS EM CORPO DE ADULTOS. Isso quando eles não brigam, agridem, querem se vingar de tudo quando é forma, utilizam a violência e ataques. Isso normalmente acontece quando a negociação falhou e tudo que resta é a imaturidade para piorar a situação.

O silêncio não é uma boa ideia para ser usado como a melhor resposta, de fato, o silêncio é uma resposta que:

Ø     Ofende;
Ø     Deixa a outra pessoa nervosa e com raiva;
Ø     Aumenta a frustação e a possibilidade de agressões e ataques;
Ø     Aumenta a chance de situações ruins acontecerem, como devolução de presentes, perseguição, mandando mensagens de amor, ligando toda hora.

O silêncio é de fato uma tortura, e se você quer torturar alguém que não possuí maturidade, conseguirá na maior parte das vezes. Agora se sua intenção é melhorar a situação o silêncio somente deve ser utilizado como último recurso após:

Ø     Conversar com a pessoa e não resolver nada;
Ø     Mesmo conversando a pessoa continua a fazer o que ela fazia antes;
Ø     Oferecer uma data para esclarecer a situação;
Ø     Impor sua vontade respeitando a vontade da outra pessoa;

Se você não ofereceu formas de resolver seu problema, que querendo ou não, quando envolve duas pessoas, duas pessoas devem o resolver, se não ofereceu nenhuma forma de resolução do problema, principalmente se você é a pessoa que está sendo perseguida ou algo do tipo, foi porque em algum lugar você falhou.

Se resolver conversar com a pessoa, principalmente se for alguém como ex namorado, ex amigo, escolhe um local aberto e com boa movimentação de pessoas, não vá sozinho (a). Eu sou daqueles que todo o cuidado é pouco, por isso deixe alguém avisado para está pessoa saber para onde você foi e que horas vai voltar.

Ao se encontrar com está pessoa, diga que irá responder qualquer pergunta, mas que em 20 minutos ou 30 minutos você tem que voltar. No final da conversa pergunte se a pessoa irá respeitar o espaço que você deseja, e o bacana, grave essa conversa, pois ela pode ser necessária para conseguir facilmente uma ordem de restrição se necessário.

Se quer melhorar sua relação e evitar perder desnecessariamente a pessoa que você ama ou quer que fique a seu lado, a melhor maneira é conversando. O silêncio apenas vai piorar a situação e ignorar a pessoa, te trará dor de cabeça por muito, mas muito tempo, principalmente se a pessoa não possuí conhecimento sobre resolução de problemas e conflitos.

Qualquer negócio mal administrado gera problemas e em muitos, mas muitos casos, gera o termino ou fechamento da empresa, em um relacionamento não será diferente. Aqueles que possuem maturidade são mais felizes do que aqueles que procuram felicidade e diz o quão felizes são, e você, quando vai buscar conhecimento e melhorar sua maturidade?

Obrigado por ler. Atenciosamente Gabriel Melo.

0 comentários:

Postar um comentário