quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Menos é Mais

Menos é Mais

Portanto, o senso comum poderia levar a crer que você será mais persuasivo se tiver mais argumentos na manga. Mas as evidências mostram exatamente o contrário. Uma série de estudos revelou que, quanto mais razões alguém tem de elencar para apoiar uma idéia, menos valor cada uma delas terá. Pedir que as pessoas "pensem em todas as razões que fazem dessa uma boa idéia" pode servir para que seus opositores solidifiquem ainda mais suas posições contrárias.

Tormala e seus colegas argumentam que a facilidade com que conseguimos somar pensamentos afeta nossa confiança. Segundo ele, geralmente é mais fácil pensarmos em duas razões para acreditarmos em algo do que em oito. Essa descoberta tem implicações práticas bem claras. "Se você quiser persuadir alguém fazendo-o pensar positivamente sobre a sua mensagem, idéia, produto ou seja lá o que for, apresente apenas no máximo três idéias positivas.

Da mesma maneira, da próxima vez em que você estiver no meio de uma discussão, evite a tentação de soltar a velha frase "me dê apenas uma boa razão...". Dessa forma, você corre o sério risco de reforçar a idéia de seu adversário.

0 comentários:

Postar um comentário