quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Manipuladores : Distorcem Fatos

Fique atento a pessoas que distorcem os fatos para parecerem que são melhores do que realmente são. 

         Normalmente são gente que vai mentir até para o Papa para conseguir o que querem. Isso acontece muito no ambiente de trabalho quando querem que fiquem do lado deles ou para conseguir favores da chefia. 

        Ao topar com uma distorção dos fatos, procure deixar as coisas claras. Explique que o que eles estão lhe dizendo não corresponde ao que você se lembra e que você precisa entender melhor como eles chegaram àquela conclusão. Mantenha a calma e diga que precisa de uma explicação porque você está fazendo confusão. Faça perguntas simples como quando vocês dois concordaram sobre um assunto, como eles acham que esse plano estratégico foi bolado, etc. Assim que vocês estiverem na mesma sintonia de novo, tome esse ponto como o de partida, ao invés de começar pela distorção do manipulador. Por exemplo:

               Carlos(manipulador): “Eu pedi para o Marcos terminar tudo isso ainda hoje. Ele nunca entrega os relatórios em dia.”

               Chefe: “Sério, Marcos?”

               Marcos: “Não é bem assim. Carlos, quando foi que você me disse que esse relatório é da minha inteira responsabilidade? Da última vez que nos falamos eu entendi que ele era um esforço em equipe, com você dando a palavra final antes de eu apresentá-lo para a diretoria. Mas ontem não consegui contatá-lo depois de verificar que você não estava na empresa, e vi que não tinha escolha a não ser continuar com o trabalho sozinho. O problema é que não consegui resolver as questões relacionadas a X,Y e Z, que são da sua área. E eu entreguei os últimos 6 relatórios 2 dias antes da data: Eu levo prazos muito a sério."

               Outro exemplo: “Você nunca me apóia durante as reuniões, você só comparece para garantir o seu e me jogar para os leões.”

               Você: “Isso não é verdade. Eu achei que você estava pronto para falar com os investidores sobre suas próprias idéias. Se eu tivesse suspeitado que você estava com dificuldades para se expressar, eu teria dado uma força, mas você se saiu muito bem sozinho.”

Fique esperto com gente que tem “memória seletiva”. 

       Essa ferramenta manipuladora serve para livrá-los das obrigações indesejadas e ao mesmo tempo insinuar que quem tem que fazê-las é você (na frente do chefe).

0 comentários:

Postar um comentário