quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Mantenha a Arrogância deles bem longe

         Uma das coisas mais irritantes em manipuladores arrogantes é que eles ficam dizendo o que você está sentindo ou fazendo, e para quê. Isso passa a impressão de que não levam você a sério, ou seja, que você é o que eles supõe que você seja, e pronto. A intenção deles é fazer com que você faça tudo que seja bom para eles, não para você.

 É difícil perceber a onde está o truque, mas é essencial que você saiba identificar a jararaca no ninho para matá-la na hora. Eles adoram as palavras “Acho/parece que você/quem me dera”, etc: “Acho que você vai me deixar sozinho de novo”, ou “Parece que você não vê tudo o que faço por você e agora você vai passar o Natal com os amigos ao invés de passar comigo.” O problema do manipulador arrogante é que ele nunca faz perguntas, pois estas fazem com que eles sintam que estão perdendo o controle sobre a “vítima”. Em um relacionamento normal, as perguntas deixariam suas intenções claras e daí daria para partir para conversas mais profundas. O manipulador arrogante prefere acreditar no que ele acha que você está fazendo; assim ele controla o você que está na cabeça dele e não precisam ouvir o vocêda vida real. Corte a opinião deles na hora ignorando o que eles ficam insinuando e traga o manipulador de volta à realidade deixando claro que o que você pensa e faz tem valor também. Por exemplo:

Manipuladora: “Quem me dera se você entendesse como é difícil pra mim passar o Natal sem você, depois de tudo o que sempre fiz por vocês.”
Você: “Na verdade, eu passo tanto tempo com você quanto com os pais da Márcia. Estou achando ótimo passar a mesma quantidade de tempo tanto com a minha família quanto com a dela.”
Manipuladora: “É, parece que você vai me deixar sozinha de novo.”
Você: “Não vou te deixar sozinha. Está passando seu filme preferido na televisão, os cachorros precisam da sua atenção e até terça estarei de volta, como sempre.”
Manipuladora:”Se você tem coisas mais importantes para fazer, é melhor não desperdiçar seu tempo me visitando.”
Você: “Nossa, que bom que você entende como as coisas estão corridas para mim agora. Sai muito caro viajar de avião nessa época e eu vou poder passar mais tempo com você em maio.”

0 comentários:

Postar um comentário