quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Manipuladores: Obsessão e Auto-piedade

Não deixe que a auto-piedade do manipulador atinja você.

Ele acha que dá tudo errado para ele o tempo todo para que você fique com pena dele e faça o que ele quer.

 Fazendo o papel de “indefeso”, “azarado” ou “sofrido na vida”, eles estão tentando conseguir sua ajuda emocional, financeira ou outras formas de parasitar em você. Fique ligado caso você ouça um “Você é a única pessoa que tenho no mundo”, ou “Não tenho mais ninguém para conversar”, etc. Quando você tiver que lidar com um ataque de auto-piedade, seja legal, mas prevenido - você não quer ter obrigação nenhuma para com ele. Algumas formas eficientes de lidar com um manipulador desse tipo:

Manipulador: “Eu só tenho você no mundo.”

Você: “Ah, lá vem você me agradando de novo! Mas tanto eu como você sabemos que isso não é verdade. Você vê a Carol no domingo e a Juju nas quintas, fora a turma do vôlei nos sábados. E aquela vez que eu te liguei na quarta à noite, você estava jogando baralho com os vizinhos!”

Manipulador: “Não tenho ninguém com quem conversar.”

Você: “Ué, você se lembra de ontem? A Tati veio na sua casa para ficar batendo papo com você a tarde inteira. E a Gabi disse que você sempre pode contar com ela toda vez que precisar de alguém para conversar no telefone. E eu estou adorando conversar com você, mas infelizmente tenho um compromisso daqui a 5 minutos que eu não posso desmarcar.”

0 comentários:

Postar um comentário