quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Porque perdoar é tão difícil?

Perdoar ou não perdoar? - Quando, como e porque fazer

Neste Artigo iremos falar sobre:

1.                      O Perdão através das Palavras;
2.                      A Pessoa diz que Perdoa mas não Perdoa Realmente;
3.                      Quando a Pessoa não perdoa
4.                      Como Conquistar o Perdão;
5.                      Como pedir perdão de forma adequada;
6.                      O Tempo certo para Resolver os Problemas com alguém;

Em minha experiência, eu descobri que existem dois tipos de perdão.

Ø     Consciente;
Ø     Inconsciente;

Vamos começar com o mais simples e fácil de ser compreendido, o primeiro, perdão consciente.



1.                      O perdão através de Palavras.

Este é o mais comum e pode ser facilmente manipulado, podendo significar perdão ou não perdão, mas que tem outras razões para que aconteça o perdão apenas através das palavras. Vamos analisar alguns cenários:

Ø     Vamos supor que você é casado e tenha duas filhas lindas e maravilhosas. Você ama sua esposa e quer o melhor para suas filhas. Mas sua esposa lhe traí.

Este é um cenário bem interessante e neste caso, existirá muitas influências que te levaram a apenas perdoar a pessoa em palavras, mas jamais irá esquecer. Algumas influências que levaria você a continuar com a pessoa mesmo que ela o tenha traído, podem ser:

Ø     Seu sentimento pela pessoa: Normalmente quando estamos apaixonados ou amando, tendemos a tomar a decisão que mantenha a parceira ou parceiro ao lado, independente do que o parceiro está fazendo ou não. Algumas pessoas quando estão apaixonadas fecham o olho e fingem que nada está acontecendo, tudo isso para manter a pessoa a seu lado. Em muitos casos, o sentimento tende a ser um vilão do que um Herói;

Ø     Os filhos: Outro fator que ajuda a perdão acontecer somente com palavras é se tiver filhos. O medo de ver que os filhos serão afetados pela separação e o quanto será difícil para os filhos aceitarem e terem que ficar indo pra cá e pra lá, podem fazer os pais pensarem e reatarem mesmo que o relacionamento esteja indo para o buraco. Muitas vezes o amor pelos filhos podem ajudar a fazer os pais reatarem, independente do que tenha acontecido.

Este é um cenário muito comum, onde a pessoa diz que perdoa mas não perdoa. Isso é comum e normal.

Neste ponto a pessoa se utiliza do IGNORAR.

O ignorar é o mesmo que ter este tipo de postura:

- Não falar sobre o assunto evita que o assunto venha a tona, e isso facilita a manter o foco em outras coisas, diminuindo assim que os pensamento vaguem pela traição, fazendo assim todo o sentimento de tristeza, pesar e ódio voltarem.

- Colocar uma pedra em cima: Tem o mesmo propósito que a opção anterior, mas com um adicional, que é a ideia de colocar no esquecimento, jamais falar sobre o assunto, ignorar da melhor maneira possível.

- O passado fica no passado: Pode ser descrito pelos dois acima

Um outro fator bem interessante, é o que muitos homens percebem em seus relacionamento, é que quando o casal está passando por uma briga, a mulher tende a lembrar tudo o que o homem fez (pode ser o inverso também). Ela lembra da traição, ela lembra de momentos que tu pensava que nem existia, entre diversas outras coisas.

Eu comentei sobre isto por dois motivos, o dizer que perdoa é uma forma de dizer que vai manter a pessoa por perto, mas quando o estado de equilíbrio emocional da pessoa muda para negativo ou destrutivo, é quando vemos a verdadeira personalidade e caráter da pessoa.

Muitas mulheres, odeiam estar erradas, elas andam de um lado pro outro, tentando achar uma maneira de inverter a situação, da qual ela não tenha que se desculpar. Eu acho isso bem infantil. Muitas crianças fazem isso, é uma forma de se defender mas através do ataque. O problema é que, não importa quantos argumentos ou coisas ela lembre, no argumento principal, apontar outros acontecimentos não justificam o acontecimento e o argumento principal. Quando o homem ou mulher se dá conta de como se utilizar da argumentação eficiente, este será o momento que está pessoa não cairá mais neste jogos psicológicos e manipuladores.

Voltando ao assunto principal.

Acredito que compreendemos o que o perdão com as palavras significam. Pode ser algo verdadeiro ou algo falso, baseado na Sensação da perda ou do sentimento.



2.                      A pessoa diz que perdoa mas não perdoa

Este segundo ponto, ele entra na parte Inconsciente, que seriam as influencias que a pessoa não tem controle. Isso quer dizer que, alguém vai perdoar uma pessoa, enquanto as emoções estão dentro de um limite de controle, quando as emoções passam este limite de controle, o perdão não pode acontecer.

Um exemplo fácil de compreender é baseando-se no sentimento do amor. Quando este está controlado é uma maravilha, mas quando este sentimento está descontrolado é um enorme problema. Está influencia da qual não temos controle nos faz aceitarmos e fazermos coisas que não imaginávamos fazer. Está influencia inconsciente é tão poderosa que muitas pessoas já se suicidaram, mataram, enganaram, trapacearam motivados e influenciados por essas emoções. Por isso é muito importante estudar sobre Maturidade Emocional.

Perceba que se a pessoa diz que te perdoa, ela está dizendo que você é importante para ela. Como a pessoa não gostou do que você fez, ela não perdoa o que você fez, mas te mantém por perto porque te considera o suficiente para isso.

Não queira que uma pessoa esqueça algo quando essa influencia não é algo que ela pode controlar. Tudo o que você pode fazer é nunca mais cometer um erro parecido com o anterior ou irá decepcionar muito esta pessoa.

3.                      Quando a pessoa não perdoa.

Neste caso, iremos analisar alguns cenários.

Se uma pessoa que tenha uma maturidade adequado e tenha um controle sobre suas emoções, se uma pessoa trair, raramente obterá o perdão. Como eu disse lá em cima no primeiro caso, quando uma pessoa está sobre influencia de suas emoções, sentimentos ou pressão familiar, este individuo tende a tomar a decisão de reatar, mas se uma pessoa não possuí toda essa pressão e influencia, a traição se tornará algo imperdoável.

Toda vez que possuir controle, maturidade e conhecimento, raramente se pegará em situações da qual gostaria de sair, mas não sai por medo de alguma influência que o obriga a ficar.

Neste caso do não perdão, vai depender de diversos fatores.

Hoje em dia está na moda o perdoar, o problema é que as pessoa compreendem mal e de forma equivocada o perdão. Muitas pessoas perdoar sem obrigar nenhuma consequência, e se esqueçam que toda ação tem uma reação. Quando não existe uma reação, poucas vezes existirá mudanças. É por isso que muitas pessoas ficam no mesmo lugar e não sabem porque.

Perdoar de forma consciente, tendo essa conduta de que você agiu errado terá uma consequência, a pessoa que cometeu o erro, perceberá que com você, não terá mais carta branca, neste caso, pelo fato de que agora a pessoa pode perder você ou sua amizade, a sensação da perda obrigará a pessoa mudar. Se ela não mudar, a sensação de perda passará de sensação para perda.

Sou totalmente a favor de toda ação ter uma reação ou consequência, e não será diferente no perdão, nos relacionamentos, no amor e assim por diante.

4.                      Como conquistar o perdão?

Nos dias atuais a palavra perdão virou moda. Muitas pessoas perdoam mas a pessoa que a está ferindo continua a manter os mesmos comportamentos e atitudes. Isso implica duas coisas:

1.                      A pessoa foi sincera ao pedir o perdão, mas não quer mudar seu comportamento e atitude, o que vai ser um grande problema.

2.                      A pessoa não foi sincera, e por isso não mudou seu comportamento ou atitude.

Uma ótima forma de ver se a pessoa realmente quis dizer o que ela quis dizer, é se basear no comportamento dela. Comportamentos podem demorar um pouco mais de tempo, normalmente pelo fato do pedido de perdão ou desculpas terem acontecido, demora um tempo até a pessoa voltar ao comportamento normal do dia a dia. Em alguns casos pode demorar poucos dias, até mesmo, menos de 1 semana em outros casos, pode demorar mais tempo.

Pessoas que realmente querem dizer que estão arrependidas, o comportamento da pessoa muda independente do tempo. Este comportamento será o de não cometer o mesmo erro duas vezes, ou cometer outro erro que comprometa a amizade ou o relacionamento. Por outro lado, quando a pessoa não quis dizer o que ela disse, o comportamento tende a voltar ao normal em pouco tempo.

Não confunda o comportamento da pessoa em relação ao erro que ela cometeu com o comportamento normal que ela sempre teve.

A mudança de comportamento que se busca nesta situações é baseado na mudança em relação ao problema que gerou o pedido de desculpas ou perdão.

Muitas vezes a pessoa não muda, pois ela não quer mudar. Isso nos obriga a ficar em uma posição desconfortável, conhecida como estar na parede:

Ø     Ou você aceita a pessoa como ela é e que não vai mudar;
Ø     Ou você termina com tudo de vez;

Quando a pessoa não muda, essas são as duas respostas que temos. Estamos na parede. Muitas pessoas demorar para tomar uma decisão e gostam de dizer:

- Eu demoro para tomar uma decisão (estava na dúvida e observando se a pessoa iria mudar ou não) mas quando tomo uma decisão não volto mais atrás.

Conheço muitas pessoas que dizem a mesma coisa, mas pessoas que possuem atitude ou iniciativa, elas não avisam, elas tomam a decisão.

Ao meu ver pessoas que tendem a falar o que vão fazer, ou querem que a pessoa perceba que tem algo acontecendo e se ela não mudar, algo muito complicado e ruim vai acontecer, ou são pessoas que necessitam demonstrar algum tipo de imagem, para muitas pessoas. Pessoas que necessitam de alguma validação ou querem conquistar alguma coisa de alguém ou de muitas, tendem a se utilizar da imaturidade das indiretas. O que ao invés de melhorar piora mais ainda o problema.

Então para conquistar o perdão de uma pessoa, é necessário mudar o comportamento que levou a cometer tal erro.

Quando a pessoa realmente quer dizer o que ela disse ao dizer que necessitava de perdão, o comportamento da pessoa muda e podemos perceber que está pessoa realmente queria dizer o que ela disse. Pessoas assim sabem o que estão perdendo e não querem perder.

5.                      Como pedir perdão da forma certa?

Muitas pessoas ao meu ver, cometem o erro de pedir perdão ou pedir desculpas, o que gera uma situação muito ruim:

Ø     Demonstra Inferioridade;
Ø     Demonstra também necessidade e carência;
Ø     Pode ser uma demonstração sincera, mas que a pessoa não sabe como realmente pedir perdão de forma eficiente então elas usam a palavra desculpa ou perdão, para se expressarem;

Bem, eu sou contra usar a palavra perdão ou desculpas. Muitas pessoas acham isso um absurdo, mas eu tenho uma resposta melhor. O que eu utilizo é:

Ø     Admitir o erro e
Ø     Colocar todas os pingos no i;

O problema de se pedir perdão ou desculpas é que, não existe no contrato de perdão as ‘novas’ regulamentações.

Quando eu tenho que me desculpar, normalmente eu avalio toda a situação, observo meus erros e os admito para mim mesmo em primeiro lugar, depois analiso se houve falhas e erros por parte da outra pessoa. Quando a outra pessoa também é responsável por algo ou por parte, esse problema deve ser resolvido.

Eu conheço muitos relacionamentos e pessoas que não admitem o erro e não colocam todos os pingos nos i. Os piores términos e divórcios acontecem pela falta de maturidade e conhecimento.

Quando inicio a conversa normalmente eu digo:

 - ‘Cometi um erro. Não deveria ter agido como agi, dessa maneira e dessa maneira. Poderia não ter cometido esse erro com você, mas aconteceu. Como você se sente em relação a isso?(a pessoa vai responder) Você acha que podemos superar este problema? (Espere a pessoa responder).’

Perceba que eu estou pedindo DESCULPAS E PERDÃO, sem utilizar a palavra desculpa ou perdão.

Com as perguntas no lugar certo, isso vai gerar o conforto na pessoa, que se sentirá a vontade para falar sobre este assunto com você. Se você não gerar o conforto, ficará mais complicado para a pessoa resolver o problema contigo.

Depois desse inicio de conversa, você pode entrar em assuntos que coloquem os pingos no i. Se a regulamentação da resolução do problema não for bem feita, problemas podem surgir mais pra frente por causa de uma má negociação. Pense nisso, antes de não colocar todos os pingos no i.

6.                      O tempo certo para resolver o problema

Existe uma regra que diz assim:

- Quanto mais se demora para resolver um problema, pior ele tende a ficar.

Conheço muitas pessoas que compreendem este conceito mas não o utilizam. Para satisfazerem ou punirem alguém, se utilizam de algumas armas que demonstram imaturidade ou uma forma de punição, e são elas:

Ø     Silêncio;
Ø     Te ignorar;
Ø     Ver suas mensagens e não responder;
Ø     Não entrar em contato;
Ø     Dizer que vai levar como experiências mas sem resolver nada;
Ø     Falar por suas costas;

Muitas pessoas acabam piorando a situação ao invés de melhora-la. O tempo é um fator muito importante e pelo fato de utilizarem de forma duvidosa  e errônea, acabam muitas vezes, ficando uma situação ruim e nada resolvido.

Pessoas que não gostam de assuntos mal resolvidos, tendem a possuir melhores respostas para a resolução do problema.

Se for um termino e um dos dois entra em contato, o melhor a se fazer é enviar uma SMS com algo do tipo:

- Não estou bem agora e não quero conversa agora, mas se quiser resolver essas situação daqui a duas semanas em tal dia eu te ligo.

Isso pode ser simples mas resolve muitos problemas.

Caso queira se encontrar com a pessoa, sempre vá com alguém, como segurança, muitas pessoas já morreram por causa disso. Seja franca com a pessoa e diga:

- Tenho 30 minutos, irei responder qualquer pergunta que tiver, não importa qual seja, pode começar.

Pode parecer besteira, ou nada a ver, mas garanto, tenho excelentes resultados com este tipo de postura e atitude.

Como dizem, quem quer melhorar uma situação melhora.

É isso.


Obrigado por ler. Atenciosamente Gabriel Melo.

0 comentários:

Postar um comentário