quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Manipuladores: Dê o fora quando o manipulador começa a fazer joguinhos quando:


‘Mas o fulano disse/acha que ....’

        Ao usar alguém de fora para usar como referência, acabamos generalizando como forma de ter evidências “concretas” de que o que queremos é o correto, por mais vagos e absurdos que sejam nossos argumentos. A maioria das pessoas uma vez ou outra comete esse deslize, mas para o manipulador, isso é um meio de vida. Toda vez que ele mencionar que sua tia Rita, seu primo Paulo ou a fofa da Luciana faria ou diria isso ou aquilo, fique esperto. Eles usam essa tática para testar você e comparar a sua falta de boa vontade (na cabeça deles) com outras pessoas que são colocadas lá em cima (ou seja, que supostamente fazem tudo que o manipulador deseja) só para fazer com que você se sinta mal por não fazer o que eles querem. Os manipuladores usam esse jogo por outros 2 motivos: Ele acha que tudo na vida dos outros é sempre melhor; ele quer se livrar da responsabilidade do que diz e faz colocando outra pessoa no meio que não tem nada a ver com a situação. De quebra, te força a se sentir mal por não fazer o que eles querem.

Manipulador: “A Fabiana disse que não é muito bom você me deixar sozinha toda hora. Ela disse que isso pode até me fazer mal.”

Você: “Nossa, não tinha percebido que a Fabiana era psicóloga. Agora eu tenho que falar com ela de qualquer jeito para ver se ela não pode passar mais tempo com você.”

Manipuladora: ”Todo mundo acha que não custaria nada você me dar outro anel de diamantes, que você regula demais.”

Você: “Todo mundo? Nossa, eu preciso conhecer essa gente tão podre de rica! Você sabe que eu te compraria outro anel, mas a minha sorte é você já ter um para te distrair até a gente conseguir juntar o suficiente para incluir uma compra cara no orçamento do mês.”

0 comentários:

Postar um comentário