quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Destruindo a Família - O poder da Validação

Jogo Emocional – A Busca por Validação

A busca por validação, acontece em muitos casos, principalmente quando a mulher passa a não sentir o mesmo que antes com seu namorado ou marido. Isso é algo comum, que acontece com frequência. O problema em si não é este. O problema se encontra quando o individuo ao invés de lidar com o problema emocional ao qual está envolvido (falta de maturidade geralmente é o principal fator que acarreta as piores escolhas) o individuo busca resposta exteriores.

Bem, não preciso contar que a busca por validação é uma das principais responsáveis por divórcios. Sem mais demora, vamos a um exemplo da busca por Validação, da qual é encontrada com frequência, em mulheres.

Sou casada há 4 anos e tenho uma filha de 9 meses. Eu amava muito o meu marido. Conheci outro homem pela internet, começamos a conversar pelo MSN como amigos, tudo normal. Até que no terceiro dia de conversa ele disse que sentia a minha falta se eu não entrasse no MSN. E eu também sentia a falta dele… 

Começamos a usar nomes carinhosos. Dizíamos um ao outro que tínhamos perdido o juízo… Ele também é casado há 1 ano… Moramos em cidades diferentes e não vemos a hora de nos encontrarmos. Só nos conhecemos por foto e agora eu estou com ciúmes dele com a esposa. Falamos praticamente todos os dias por MSN.

 Quero separar-me para saber o que sinto por ele mas tenho medo de me arrepender depois… Já não amo o meu marido e tudo o que ele faz de errado ou me irrita e muito… o que é que eu faço?? Estou perdida.

Neste relato, podemos ver que a dúvida foi implantada e o Vazio Emocional começa a se instalar. Com o tempo, a mulher passará a evitar seu marido, e a fazer diversos jogos emocionais (tudo baseado pela falta de maturidade da mesma em lidar com as intensificações emocionais), do qual cedo ou tarde culminara na separação.

Outro ponto que quero deixar aqui, é como o Vazio Emocional gera uma necessidade de se livrar dessas sensações negativas. Essas sensações (que agora são voltadas ao marido) torna o marido o vilão da história, e para ele é direcionada o pior da mulher. Por causa dessa necessidade isso gerará um Vazio em relação a ser amada, a sentir as ‘borboletas no estomago’.

Por causa disso, a mulher procurará uma resposta a curto prazo que seja rápida e que satisfaça o Equilíbrio Emocional fazendo o Vazio Emocional se dissipar. Para está nova pessoa (como no relato acima) será direcionado o que antes ela sentia pelo marido.

Se a mulher compreendesse que está é apenas uma pressão emocional, ela poderia direcionar a situação de volta para seu marido. Do qual resultaria em se ‘apaixonar novamente’ por ele.

Quando a pessoa não possuí uma maturidade esperada para lidar com os problemas emocionais, as pessoas acabam criando problemas emocionais ainda maiores.

Perceba que, pelo fato dela querer se sentir ‘preenchida’ novamente, ela está disposta a sacrificar o relacionamento / casamento que possuí e também obrigar o homem a se livrar do casamento dele para ficar com ela.

As influencias inconscientes cegam os dois. Como ambos possuem uma maturidade não esperada, ambos estão dispostos a estragar tudo o que conquistaram por causa do Vazio Emocional e da busca para sanar a necessidade emocional.

O primeiro passo é reconhecer essas influencias e jogar contra elas, ou seja, não seguindo o que elas dizem. Quando essas influencias diminuírem, a pessoa verá melhor o porque se casou com o homem que com ele teve uma filha. E devagar, devagarzinho, ela começará a sentir novamente o que perdeu por alguns instantes.

Este é o jogo emocional por busca de validação e como a maturidade de um individuo, influenciará toda sua vida.

Obrigado por ler. Atenciosamente Gabriel Melo.

0 comentários:

Postar um comentário