quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Emocional Vs Racional

Pessoas que possuem conhecimento e maturidade emocional (equilibro emocional), tendem a ser pessoas mais felizes, com uma visão aberta.

O lado Racional

O lado racional, é o lado que busca sempre o equilíbrio, busca e segue uma lógica em tudo o que faz. Através do lado racional tomamos decisões em curto prazo que tendem a ser melhores a longo e médio prazo. Em outras palavras, o lado racional é aquela parte de nosso cérebro que procura a melhor solução para qualquer problema, baseado em tudo que conviveu e aprendeu até agora.

Quando falamos que alguém está usando um argumento racional, estamos dizendo que está pessoa está se baseando em evidências, provas, fatos, ciência e na lógica, para argumentar. Para o lado Racional algo como o acreditar, gostar ou não gostar, sentir, ter fé, crer, amor, ódio, não faz parte de argumentos racionais. Por isso que ao utilizarmos algo que sentimos em relação ao que acreditamos ou gostamos, é totalmente sem lógica para o lado racional, isso porque o sentir se enquadra em argumentos emocionais.

Lema: Entre o certo ou errado, prefiro aquilo que seja correto, que traga honra, que traga a verdade.

O lado emocional

O lado emocional difere do lado racional, neste mundo, a lógica não tem lógica alguma. Como o nome mesmo afirma, aqui tudo que acontece, é manipulado pelas emoções, não espere que algo faça sentido, não espere que evidências tenham poder contra o lado emocional, pois jamais terá. Não espere que o que você acredite de forma racional, faça sentido para alguém de forma emocional. O que tu gosta, pode ser um horror pra mim, e o que você sente é o mesmo que eu sinto.

Lema: Entre o certo ou errado, prefiro aquilo que me faz feliz.

O lado emocional, sempre busca prazer, satisfação e felicidade, por outro lado, coloca aversão a tudo que não traga prazer, felicidade e satisfação. O lado emocional trabalha me duas vias, caso contrário, o não gostar de algo não faria sentido.

Argumentos emocionais são aqueles que são baseados no sentir, baseado na emoção. Mesmo que algo seja certo ou correto, por não trazer felicidade imediata ou não trazer prazer de forma alguma, temos a tendência de descartar ou dar um jeito de conseguir no futuro. O bom desse fato é que, sem o lado emocional, não poderíamos de forma alguma, fazer planos para o futuro, pois não seria necessário já que o sentir algo em relação ao que estamos fazendo, não existiria.

Qualquer argumento que utilizam a crença, fé, acreditar, sentido, qualquer coisa que traga e demonstre emoções, são argumentos emocionais. Argumentos emocionais são verdadeiros para a pessoa. Uma pessoa que acredite em deus, o lado emocional trabalharia para que isso seja uma verdade, de tal forma que poderia cegar, da mesma forma o lado emocional é o mesmo para um ateu, em outras palavras o que alguém sente em relação a deus (prazer, satisfação, conforto, esperança) um ateu sentiria em relação ao que acredita, no caso a não existência de deus e isso traria, prazer, satisfação, conforto, esperança.

Em relação ao lado emocional, tanto um teísta quanto um ateísta, possuiriam o mesmo lado emocional, de tal forma que para um teísta somente de pensar na inexistência de deus, traz uma aversão a este tipo de pensamento e em muitos casos até mesmo contra a pessoa que não acredita em nenhum deus. No lado ateísta acontece a mesma coisa. Somente de pensar na existência de deus, o lado emocional, trará aversão para a existência de deus. Em ambos os casos, o lado emocional trabalha para que faça sentido a maneira em que a pessoa resolveu viver.

O lado emocional não diferencia preto e branco, não separa algo real de irreal, não separa a adoração de uma estatua de um ser metafísico. Para o lado emocional é tudo a mesma coisa, já que o lado emocional não se baseia em algo, se baseia em que alguém quer acreditar. Somente assim o lado emocional pode trabalhar.

O lado emocional é tão poderoso que nossas melhores e piores lembranças (memórias) são aquelas que nos causarão um grande impacto emocional. Como o primeiro beijo ou a pior surra que tomamos. O lado emocional também atua no acreditar e na fé. Sem o lado emocional não existiria a fé e qualquer tipo de crença.

Se perceber, verá a veracidade dessa argumentação, em qualquer lugar. Podemos pegar um exemplo fácil, dentro das religiões e depois irei falar sobre o eu interior, vazio emocional e o que acarreta disso.

Porque com tantas religiões diferentes todas encontram deus? Porque a fé é tão importante para eles?

Como eu disse acima, o lado emocional não diferencia o que é certo ou errado, não diferencia o deus bíblico de qualquer outro ser. Para o lado emocional, contos de fadas tem o mesmo sentido que qualquer deus ou imagem. O lado emocional trabalha da mesma forma em alguém que acredita no deus bíblico ou em alguém que acredita na torah, incluindo alguém que acredita no satanismo. Para o lado emocional, nenhum deles é diferente, o lado emocional vai trabalhar da mesma forma para todos.

Portanto, não importa em que tipo de deus alguém acredita, este deus será encontrado em todas as religiões ou até mesmo em pessoas que não vão em religião alguma. O lado emocional não separa contos de fadas, não separa amigos imaginários, de contos reais ou amigos reais. Para o lado emocional é tudo a mesma coisa, tudo pertence ao mesmo saco.

O 'eu' interior

Muitos alegam que temos um 'eu interior', mas será que realmente temos um eu interior?

Em geral eu vejo pessoas dizendo, 'criança interior' e dizem 'ego' para o 'eu' exterior. Na verdade elas estão fazendo um paralelo entre o lado racional e o lado emocional. falam do eu interior como o 'verdadeiro eu'. Quando fazem a comparação a criança interior, geralmente dizem que este eu interior é brincalhão, gosta de sorrir, de fazer o bem, entre outras coisas que dizem para encontrar o eu interior.

retirei essa parte do site http://somostodosum.ig.com.br/clube/artigos.asp?id=19796 olha a evidência que nos oferecem sobre o eu interior:

'Há momentos em nossa vida em que devemos parar e observar nossa mente. É engraçado que sempre fazemos isto em tempos de desânimo e tristeza. O fato de estarmos dispostos a tentar melhorar somente nestes instantes faz com que a vida transforme nossa jornada em ciclos de altos e baixos, pois desta forma, entramos em contato com nosso eu interior.

 Interessante observar a capacidade de entrar em estado de total lucidez nestes instantes, pois, sem perceber, esta atitude nos leva diretamente ao contato mais profundo com nosso próprio ser. Isto é o que chamamos de conexão com o eu-interior. Este contato é extremamente importante, pois somente através deste contato direto é que podemos conhecer quem realmente escondemos dentro de nós.  '

Para um leitor comum isto soa maravilhoso, pois geralmente não entendem o conflito dentro de si mesmo. Este conflito, este se aprofundar em quem somos, acontecem de dois lados.

Perceba como no texto acima fala 'lucidez', o significado de lúcido é quem tem clareza e penetração de inteligência, que vê, compreende ou exprime claramente as coisas. Um estado de lucidez também acontece quando uma pessoa está com o 'espirito' (lado emocional) desequilibrado.

Observando o que é dito acima sobre o eu interior, comparando sobre o significado do que buscam, onde essa 'lucidez' se encontra? Se encontra no lado racional ou emocional? Concordo plenamente com o lado racional. Perceba que no texto acima também é afirmado, que as pessoas buscam encontrar o 'eu interior' quando estão desanimadas, tristes, ou não se encontram (vazio emocional), e onde se encontra este 'eu interior', este vazio emocional? Acertou quem disse LADO EMOCIONAL.

Quando falamos em entrar em contato com nosso eu interior, quando falamos em nos encontrar, estamos falando em lado racional e emocional. A criança interna que é que dizem onde está nossa alegria, beleza, prazer, nada mais é do que uma representação do que seria o lado emocional. A criança, por não possuir controle emocional, sempre busca, faz e quer, aquilo que trará prazer, satisfação e felicidade, em outras palavras, essa é uma ótima descrição do lado emocional. O contrário de prazer, satisfação e felicidade, aponta na direção de 'vazio emocional'. Portanto o lado racional e emocional, explicam muito mais coisas do que aparentemente tentam explicar, principal ente quando utilizam o eu interior. Irei falar agora sobre o vazio emocional que gera um fardo, que pode fazer até mesmo a pessoa se suicidar.

O vazio emocional

Porque acontece o vazio emocional? O vazio emocional é quando o lado emocional não direciona mais a sensação de prazer, felicidade e satisfação, para aquilo que acreditávamos. Pode ocorrer também por causa de algum acontecimento que nos afetou de forma emocional, nos fazendo mudar de direção.

O vazio emocional (tristeza, desequilíbrio, desanimo, fardo, culpa,entre diversos outros) nos faz ir atrás desse prazer, satisfação e felicidade (lembra da criança interior),quando isso acontece, tentamos nos encontrar, tentamos ver uma maneira das coisas fazerem sentido, de voltar a ser como eram, neste caso, voltar a possuir um equilíbrio emocional.

Este é o principal motivo que faz milhares de pessoas migrarem para alguma tipo de religião, pois a religião de forma emocional, direciona da mesma forma que sair e se divertir, ir para outro país, viajar para esfriar a cabeça, buscar o 'eu interior' (kk), e de outras maneiras existentes. Alguém que passou por um rompimento amoroso pode buscar em outras pessoas uma felicidade a curto prazo, para ajudar a esquecer o último relacionamento. Alguém para superar a dor da perda de alguém querido, pode encontrar um 'conforto' nas religiões, como por exemplo o missionário que foi convertido, eis o link http://www.youtube.com/watch?v=PRDWGRFXY64. Quando a pessoa percebe que o que acontecia com ela era algo emocional e acorda para essa realidade, finalmente percebe que estava sofrendo e buscando resposta, onde não eram necessárias. O motivo para dizerem para procurar o eu interior é porque o problema está dentro da pessoa, no interior, neste caso, podemos perceber novamente uma conexão entre o lado emocional e o eu interior.

O vazio emocional é a 'perda' ou diminuição do prazer em relação ao que é acreditado, por forças exteriores ou por decisão pessoal (troca de valores e crenças). Se alguém percebe e compreende isso, consegue com maior facilidade uma saída para seu estado de vazio emocional. Não é necessário deus, buscar ajuda com psicólogos (o que é bom fazer), se pessoa possuir o conhecimento, a chance de passar pelo vazio emocional e sofrer menos, são gigantescas, e o melhor, não irá gastar tanto dinheiro com viagens, ou no meio do mato procurando algo que está dentro de si mesmo.




Como decidimos

O título se chama 'como decidimos'. Isso pode ser um pouco complexo, mas tentarei deixar de maneira simples e eficaz. Pessoas com imaturidade emocional, tendem a decidir mais pelo lado emocional, por conseguirem com maior frequência prazeres imediatos, não ligam tanto para o futuro, desde que tenham algo no agora. Dito isto,as pessoas com imaturidade emocional, tentem a gastarem mais dinheiro em coisas fúteis do que pessoas com maturidade emocional.

Quanto maior for a maturidade emocional de alguém, melhor será as decisões. Neste caso, maturidade emocional, busca um equilíbrio das emoções, o que chamamos de lado racional. Neste caso, com maturidade emocional, buscamos o que é lógico, buscamos evidências e também, nos preocupamos em tomar a melhor decisão. Essas melhores decisões somente podem acontecer, com um equilíbrio emocional.

Qualquer pessoas que esteja passando por um desequilíbrio emocional, não está apta para tomar as melhores decisões. De fato, qualquer decisão que tome por causa de uma 'emoção' ou momento, não tende a ser a melhor decisão, e muitas vezes piora o caso, ao invés de remedia-lo.

A melhor forma de tirar alguém de um estado emocional destrutivo, é oferecendo uma quantia de prazer, felicidade e satisfação, igual ou maior, do que a pessoa está passando no momento. Uma das armas que gosto de utilizar para retirar com maior frequência a pessoa de seu estado emocional destruidor, é colocar a pessoa no lugar dela. Para isso é necessário mostrar que todas as pessoas passam por aquilo e que sentem a mesma coisa que a pessoa. deve ser feito de forma a pessoa recobrar sua lucidez e estado racional com maior facilidade. Pois assim que ela alcançar o estado racional esperado, o problema emocional passa a ser superficial. Isso é muito importante.

Isso explica perfeitamente, o porque milhares de pessoas acharem conforto pra culpa, dor, para o fardo, para superar a perda, e assim por diante, encontram por exemplo na religião, encontram ao saírem das drogas ou deixarem as bebidas. A verdade é mais simples do que se aparenta ser. Trabalhe o lado emocional da pessoal, obrigue a pessoa a pensar de forma racional, quando a pessoa recobra e começa a utilizar o lado racional para tomar decisões. É nesse momento que a pessoa se torna lúcida de suas ações.  Neste caso tudo vai depender do individuo e de quanto preparou suas defesas para a tentação.

O que podemos tirar de tudo isso, dito até agora?

Quanto mais tentamos e lutamos para conseguir maturidade emocional, mais felizes seremos. Não sofremos tanto quando sofreríamos sem possuir maturidade emocional.

Percebemos também como o lado emocional e racional, tendem a tomar decisões e a agir. Percebemos a importância que possuem. Descobrimos de onde provém a fé e o quanto ela é poderosa tanto para a destruição do ser, quanto para seu bem.

Descobrimos que o eu interior, não passa de uma má interpretação do lado racional e emocional. O eu interior pode ser facilmente explicado pelo lado emocional, de fato, são a mesma coisa.

Aprendemos também que perante o lado emocional, é possível encontrar deus em qualquer lugar. Pelo lado racional e pelo lado irracional, não era possível explicar a fé, mas com o lado emocional, ficou claro, o que é a fé e para que serve.

Falamos sobre o vazio emocional e como age, e as saídas encontradas normalmente pelas pessoas para evitar o vazio emocional.

Descobrimos que as pessoas imaturas tendem a serem menos felizes a longo prazo que pessoas que possuem maturidade emocional.

Falamos sobre diversos assuntos intrigante e totalmente novos. Baseados em uma análise confiável e de argumentos sólidos para está posição.


Espero que tenha gostado

Atenciosamente Gabriel melo


0 comentários:

Postar um comentário